Nivelamento, Ritmo e Puxada

As habilidades para entregar contra pedidos, prontamente, sem custos extras e com estoques reduzidos são vitais em mercados cada vez mais fragmentados e exigentes quanto a prazos de entregas e inovação de produtos e serviços.

O Sistema Lean inclui métodos e ferramentas para a integração dos processos de produção e logística dentro da empresa e na cadeia de suprimentos.

Em sistemas de produção convencionais, apesar dos estoques de materiais em processo e produtos acabados, há faltas de componentes para montar, picos de atividades nos finais de mês, e o atendimento aos clientes pode não ser tão bom quanto seus clientes esperam.

Por trás disto está a premissa equivocada que os planos de vendas e produção não serão alterados. Melhor seria ter um planejamento mais flexível e maior capacidade de reação para enfrentar o imprevisível.

Fornecedores nas indústrias automotiva, de máquinas agrícolas, eletrônica e similares necessitam a capacidade de produzir todos os produtos todos os dias ou todas as semanas para adaptar-se, sem custos extras, às flutuações de demanda.

Empresas que vendem produtos finais melhoram seus resultados produzindo somente contra pedidos, pois a produção mediante previsões de vendas gera falta de alguns produtos e excessos de outros.

Além das perdas de vendas e do custo de manutenção destes estoques há os riscos de obsolescência e de aviltamento de preços.

A produção contra pedidos e a puxada de componentes de fornecedores externos e internos, através de um Sistema de Supermercados e Kanbans®, reduz estoques e demais desperdícios e melhora o atendimento aos clientes.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *